O projeto
A base científica
O zReader é resultado de um amplo estudo sobre o uso de tecnologia digital para apoiar a alfabetização de crianças. Desenvolvido após a observação dos problemas causados pelo uso tecnologias digitais durante ciclo de alfabetização, zReader baseia-se nos fundamentos da teoria construcionista de Seymour Papert que, por sua vez é baseada no construcionismo de Jean Piaget. De forma resumida, o construtivismo enfatiza a interação do sujeito com o objeto de estudo como um meio para alcançar a aprendizagem. O construcionismo direciona essa interação para a criação de artefatos, que no caso do zReader são as animações.
No zReader, essas interações ocorrem durante a leitura e durante a criação da animação final, no zStudio. Durante a leitura dos zBooks, as interações ocorrem pela leitura das páginas e pela a escolha de representações visuais ou palavras adequadas para um segmento de texto. No zStudio, as interações ocorrem pela leitura dos textos nos balões das animações, pela criação improvisada de falas dos personagens e/ou narração da história , pela entonação na leitura ou criação das falas dos personagens, e pela montagem das animações na sequência correta.
Os principais benefícios para as crianças são melhorias em relação à:
habilidade de leitura;
capacidade de interpretação de textos;
atenção durante a leitura;
entonação e pontuação (prosódia);
criatividade;
capacidade de improvisação.
Para detalhes dos aspectos teóricos e experimentos que demonstram cientificamente alguns dos benefícios do zReader, veja as publicações acadêmicas apresentas abaixo.
Veja aqui algumas produções científicas publicadas sobre o zReader:
DE SOUZA, Tamila Kécia Nunes; SANTOS, José Amancio Macedo; DE AZEVEDO GUERRA, Fabrício Vale. Prática pedagógica aliada ao aplicativo móvel zReader: efeitos sobre compreensão textual e interesse de crianças pela leitura. In: Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2021. p. 304-315.
GUERRA, Fabrício Vale de Azevedo; GORGONIO, F. L. ; GUERRERO, D. D. S. ; Figueiredo, J. C. A. . Syllabic Keyboard: A Literacy Game for Motivating First Grade Children to Read. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2019, Brasília. Proceedings of the SBIE 2019, 2019.
GUERRA, FABRÍCIO; SANTOS, JOSÉ AMANCIO; SEREY, DALTON; FIGUEIREDO, JORGE CÉSAR ABRANTES DE. z-Reader: a Mobile Game Suite for Improving Children's Reading Skills and Behavior. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza, 2018. p. 565.
GUERRA, FABRÍCIO. zReader: a Mobile Game Suite for Improving Children’s Reading Skills and Behavior. Tese de doutorado apresentada no Curso de pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em 2018.