Infraestrutura
Você precisará de:
Um dispositivo móvel (tablet ou celular);
Um projetor multimídia ou uma TV para projetar o conteúdo do dispositivo móvel;
Uma caixa de som;
Um microfone wireless conectado à caixa de som.
Funcionamento da sessão
Inicialmente, o(a) professor(a) deve falar um pouco sobre a história;
Em seguida, escolha uma criança para ler a primeira página usando o microfone;
Escolha outra criança para escolher a sílaba (SKey), animação (TViD) ou peça (CPUZ);
Pergunte a todo o grupo ou a outra criança se a escolha foi acertada;
Promova um ambiente onde as crianças se sintam confortáveis em discordar das escolhas;
Siga para a página seguinte e repita os passos escolhendo outras crianças e fazendo com que todas participem;
Quando a história encerra, o jogo segue para o estúdio de gravação;
Passe a primeira animação e escolha uma criança para representar um personagem;
Chame uma criança para representar cada personagem da cena;
Peça que as outras crianças fiquem em silêncio;
Passe para outra animação e repita os passos com outras crianças;
Quando encerrar, passe o vídeo para que as crianças vejam o resultado ou crie sessões de vídeos, onde várias animações podem ser vistas por todos;
É importante realizar essas sessões somente quando houver participação de todas as crianças.
Dicas
É importante fazer com que todas as crianças participem;
O(A) professor(a) funciona como um(a) diretor(a) na produção da animação;
Quando a criança ler rápido demais, estimule-a a complementar o tempo usando a criatividade;
Quando a criança não conseguir ler a tempo, trate como algo natural e repita a cena;
A escolha das crianças pode levar em conta a habilidade de leitura (por exemplo, uma criança em estágio mais avançado de leitura pode ser a escolhida quando os textos são maiores);
Aproveite para trabalhar questões de entonação e pontuação (exclamação, interrogação, sílabas tônicas, etc.);
Os momentos vazios nas animações são ótimos espaços para estímulo à criatividade. Estimule as crianças a complementar espaços vazios nos vídeos improvisando falas, narrações, rimas, ou que mais elas desejarem;
Avance o grau de dificuldade gradativamente, percebendo qual o mais apropriado para sua turma no momento.