Infraestrutura
Você precisa de um dispositivo móvel (tablet ou celular) para dupla ou trio
A sessão
Forme grupos de crianças e entregue um tablet para o grupo
Percorra os grupos acompanhando as escolhas e dando dicas, quando necessário
Aproveite as vantagens da mobilidade:
Durante a dublagem das animações, disponha os grupos em espaços diferentes para que o som de um grupo não gere ruído para os outros grupos;
Aproveite os espaços da escola: salas, pátios, bibliotecas, etc., tudo pode ser espaço para criação de animações;
Lembre que as crianças ficam muito motivadas pela criação da animação. Esta é a recompensa do jogo;
Acompanhe a criação das animações.
Dicas
Faça as sessões em grupo depois de jogar com toda a turma. Neste caso, as crianças já entenderam a dinâmica dos jogos:
Atue como uma(um) diretora(or) na produção da animação
Quando sentir que as crianças desenvolveram habilidade para manipular os jogos, deixe-as à vontade
Quando a criança ler rápido demais, estimule-a a complementar o tempo usando a criatividade;
Quando a criança não conseguir ler a tempo, trate como algo natural e repita a cena;
Aproveite para trabalhar questões de entonação e pontuação (exclamação, interrogação, sílabas tônicas, etc.);
Os momentos vazios nas animações são ótimos espaços para estímulo à criatividade. Estimule as crianças a complementar espaços vazios nos vídeos improvisando falas, narrações, rimas, ou que mais elas desejarem;
Avance o grau de dificuldade gradativamente. Perceba os graus de dificuldade mais apropriados para sua turma;
Realize sessões de vídeo exibido para a turma todas as animações produzidas. É muito estimulante e divertido para as crianças.